segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

#ResenhaDepoisDosLivrosBlog: Sherlock Holmes um Estudo em Vermelho - Arthur Conan Doyle


Autor (es): Arthur Conan Doyle
Ano: 2013
Categoria: Literatura Inglesa / clássico
Páginas: 200
Acabamento: brochura
Edição: 1º 

Sinopse:
Com introdução escrita pelo cocriador do seriado de TV: Steven Moffat 

O sucesso da série Sherlock, da BBC, apresentou o lendário detetive de Arthur Conan Doyle a uma nova geração de fãs. O episódio de estreia da série foi inspirado na primeira história de Sherlock Holmes, Um Estudo em Vermelho, e esta edição, com introdução do cocriador da série, Steven Moffat, mostra aos fãs como tudo começou. 
Um Estudo em Vermelho é uma poderosa história de assassinato, suspense, pistas enigmáticas, rastros falsos e vingança. Aqui, o leitor irá conhecer os lendários personagens Sherlock Holmes, Dr. Watson e o agente Lestrade, quando eles se unem pela primeira vez para perseguir um misterioso assassino que perambula pelas ruas de Londres. Informações extras

Médico e escritor escocês, Arthur Conan Doyle (1859-1930) tornou-se mundialmente conhecido por criar o universo do detetive Sherlock Holmes, um dos marcos do romance policial. Além das histórias de detetive, Conan Doyle escrevia também ficção científica e literatura fantástica, peças de teatro, poesia e romances históricos.

Eu e o Livro:
     Nunca tinha lido alguma história do Sherlock, apenas vi uma breve parte do filme, e nem sei qual deles que é, mas sabia que era um renomado personagem e a primeira coisa que li sobre o grande detetive é:

“Ele está espancando um cadáver numa sala de dissecação”MOFFAT, Steven - Um Estudo Em Vermelho

     Eu parei para imaginar essa cena e ri muito, depois disso pensei: tenho certeza que essa iria ser uma leitura muito interessante e engraçada. E não poderia imaginar as surpresas que me aguardavam.
     Como acreditar que um homem consegue saber de onde você veio, o que você faz profissionalmente, só com uma rápida olhada? Por uma simples observação Holmes consegue distinguir quase metade de um caso, ou quase tudo sobre alguém, no começo até mesmo nosso caro Watson duvida dessa grande habilidade. Acho que até eu mesma duvidaria de um sujeito desse.
     Mesmo com deduções quase impossíveis e inteligência avançada o que mais me chamou atenção foi a grande defasagem de conhecimento que Holmes tem [...]
“Sua ignorância era tão notável quanto seu conhecimento.” - Dr. John H. Watson
[...] isso porque esse notável detetive crê que é desnecessário aprender e correr atrás de conhecimento, que não ira ter influencia sobre seus estudos (profissão), fiquei espantada com isso, como assim aprender coisas fora da sua profissão vai lhe fazer esquecer as coisas importantes? Achei muito estranha essa percepção de vida, não que me irritou, mas comecei a ver ele como aqueles grandes gênios doidos (risos).
     Como vir aqui e falar desse livro sem deixar de citar a amizade desses dois, como diz Moffat:
“Como na maioria das amizades masculinas,tudo é presumido e nada é dito.”MOFFAT, Steven - Um Estudo Em Vermelho
     Eles são totalmente o oposto um do outro, e mesmo assim essa amizade flui. Watson é aquele cara bonzinho e pacato já Holmes vem como um homem agitado, arrogante e convencido, chega a serem engraçados juntos.
     Clareza e objetividade são características que a definem a narrativa. A riqueza de detalhes desse gênero me encantou, mexeu com a minha mente, fazendo com que as vezes eu parasse para “observar” um local descrito ou um personagem.
     Sem sombra de duvidas recomendo está obra, é o primeiro livro dele que leio e logo na primeira página já comecei a me cativar por esse mundo do grande Doyle.


Frases do Livros:


"Num momento, seu brilhantismo me assombrava; no momento seguinte, sua arrogância e sua crueldade eram como um tapa na cara." 
Nenhum homem ocupa a mente com questões triviais, a não ser que tenha um excelente motivo para agir assim."
"Um tolo sempre encontra alguém mais tolo que o admira"
"Para uma grande mente, nada é pequeno"

Resenhas de Outros Livros do Autor:


-Larissa A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário